Não basta ser gerente, tem de participar!
18/12/2009 at 2:52 PM Deixe um comentário
Há empresas onde as pessoas demonstram felicidade de estar trabalhando naquele lugar e em outras elas parecem estar apáticas ou até mesmo tristes. Eu estou convencido de que quem faz o ambiente ser bom ou ruim para se trabalhar é a pessoa que lidera o setor ou a empresa.
Em alguns casos há até boas intenções quando o gerente aprova que sejam criados ambientes para o lazer dos funcionários como salas de jogos e outras iniciativas, mas ele não participa dos locais e coloca-se num lugar distante como se os funcionários pertencessem a outra empresa, a outro mundo.
Quanto mais o ambiente for leve e descontraído mais as pessoas serão positivas e sinceras entre si.
Um ambiente agradável faz aumentar a comunicação e por conseqüência aumenta também a qualidade e a produtividade. Mas quem faz isso acontecer é o líder, o gerente ou o diretor. Não são os funcionários. À eles cabe apenas uma pequena parte.
Se você é gerente, tem cargo de chefia, permita que as pessoas conversem, interajam, se comuniquem bastante entre si. Mas lembre-se que um ambiente agradável não é necessariamente aquele que você cria, mas aquele que você compartilha com sua equipe.
Entry filed under: Qualidade & Inovação. Tags: ambiente de trabalho, atitudes, comportamentos, comunicação, crescimento, feedback, liderança, motivação, qualidade de vida, trabalho em equipe, treinamento.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed